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FAPA – Formação e aprendizagem de pessoal adulto

Projeto Erasmus+ Educação e Formação – 2023-1-PT01-KA122-ADU-000131281 

DATA DO PROJETO: 01/10/2023 – 30/09/2024

Agência nacional: PT01 – Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação – Portugal

ORGANIZAÇÃO DE ACOLHIMENTO

Associació Cultural CRESOL – Art i Creativitat per un desenvolupament social, sostenible i solidar – Espanha

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

As necessidades da BWTC têm em consideração o nível de organização, dos formadores e dos alunos:

1 – Como organização pretendemos,

a. Aumentar a qualidade da formação dada,

b. Promover o desenvolvimento sustentável, social e inclusivo, através da formação,

c. Atingir uma dimensão europeia na formação, criando colaborações com outras organizações europeias.

 2 – A nível formadores, pretendemos,

a. Aumentar a aplicação de novas metodologias didáticas e pedagógicas,

b. Continuar a aumentar o conhecimento sobre inovação ambiental e social para melhorar a qualidade de formação.

Os desafios mais importantes que a BWTC enfrenta são:

1. Upgrade contínuo dos formadores da BWTC, no desenvolvimento de novas metodologias de ensino e novos conhecimentos sobre questões ambientais, sociais e inclusivos.

2. Reforçar a dimensão europeia. Consolidar e criar novas alianças com parceiros europeus para criar uma rede europeia em formação de adultos.

 3. Alcançar como organização uma referência na formação de adultos para um desenvolvimento sustentável, social e solidário, especialmente na consciencialização sobre os desafios ambientais, como as mudanças climáticas. Em relação ao exposto, alguns exemplos de ações para obter benefícios são:

– Formação permanente de professores em novas metodologias de ensino.

– Melhorar o conteúdo e a qualidade da formação ministrada pela BWTC,

 – Aumentar o número de alunos que têm formação pela BWTC, aumentando a abrangência da organização na criação de currículos inovadores e criar no futuro, mobilidade para nível europeu através do programa Erasmus+,

– Divulgar novas experiências e oportunidades através de colaboradores e parceiros europeus. 

PARTICIPANTES

1: PUBLICAÇÃO E RECRUTAMENTO DE CANDIDATOS.

A mobilidade terá a duração de sete dias, entre 2 e 8 de abril.

– Período de apresentação de candidaturas: 1 a 15 de fevereiro.

– Na candidatura, o candidato deve mencionar:

1. Situação profissional;

2. Motivação.

3. Conhecimentos linguísticos.

4. Disponibilidade para o período de mobilidade.

– enviar um e-mail com a candidatura para info@bwtc.pt

 Critérios de seleção:

a) Motivação e disponibilidade para participar nas actividades de preparação prévias à mobilidade e para divulgar os resultados do curso e da formação;

b) Capacidade de comunicação em espanhol e/ou inglês;

c) Disponibilidade para permanecer no estrangeiro durante o período do curso e da formação.

Júri:

a) a seleção dos candidatos será efetuada por um júri composto por: um membro da equipa Erasmus+; a responsável pelo projeto; CEO da BWTC;

3) A publicação da Lista de Admitidos e Reservas terá lugar no dia 20 de fevereiro.

4) Período de alegações e revisões. Será estabelecido um prazo de 10 dias para eventuais reclamações, garantindo um processo justo.

2: SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES.

De acordo com o processo e critérios estabelecidos.

3: AÇÕES PRÉVIAS ÀS MOBILIDADES. 01/2024 – 04/2024

CURSO DE FORMAÇÃO/ATIVIDADES

STRENGTHENING COOPERATION THROUGH ERASMUS+ PROJECTS TO COPE WITH CLIMATE CHANGE

A 1ª mobilidade de staff em educação de adultos, na Associació Cultural CRESOL – Azuéber – Valência, de 2 a 9 de abril de 2024, centrou-se na aquisição de novos conhecimentos e no desenvolvimento de competências essenciais para um futuro sustentável. Os resultados alcançados reforçam a importância desta formação, preparando os participantes para enfrentar desafios globais com soluções inovadoras e eficazes. Este projeto foi cofinanciado pelo Erasmus+ (2023-1-PT01-KA122-ADU-000131281) e abordou quatro pilares fundamentais:

  1. Alterações Climáticas e o Quadro Europeu de Ação Climática
    Os participantes aprofundaram a compreensão das mudanças climáticas e das políticas europeias que visam mitigar os seus efeitos, analisando o papel das regulamentações e estratégias de ação climática no contexto global e local.
  2. Competências de Gestão de Projetos com Base na Abordagem do Quadro Lógico
    Foram exploradas técnicas avançadas de gestão de projetos, utilizando a metodologia do Quadro Lógico para planear, monitorizar e avaliar projetos de forma eficaz, garantindo uma execução eficiente e com impacte positivo.
  3. Oportunidades Erasmus+ e Criação de Projetos
    Esta secção do curso focou-se nas oportunidades oferecidas pelo programa Erasmus+, capacitando os participantes para a conceção e desenvolvimento de projetos inovadores e colaborativos no âmbito da educação e formação.
  4. Redes e Atores na Área de Mudanças Climáticas e Educação
    A formação proporcionou uma análise aprofundada das redes e dos principais intervenientes que atuam no domínio das mudanças climáticas e educação, promovendo a criação de parcerias estratégicas e o fortalecimento de redes de colaboração.

Além das componentes académicas e formativas, o curso incluiu um vasto leque de atividades culturais, gastronómicas e ao ar livre, que enriqueceram significativamente a experiência dos participantes.

As atividades culturais englobaram visitas a museus, exposições e locais históricos em Vall d’Uixó, Azuébar e Valência, oferecendo uma imersão profunda na herança cultural do país anfitrião e fomentando o entendimento mútuo entre participantes de diversas origens.

A gastronomia local foi explorada através de degustações, workshops culinários e jantares temáticos, permitindo aos participantes conhecer e saborear os sabores autênticos da região, ao mesmo tempo que partilhavam experiências gastronómicas únicas.

As atividades ao ar livre, como caminhadas e excursões naturais, proporcionaram momentos de conexão com a natureza, promovendo o bem-estar físico e emocional dos participantes e fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre todos.

Este curso, ao integrar componentes formativas com experiências culturais e sociais enriquecedoras, revelou-se uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios globais das alterações climáticas.